Home
Habilite JavaScript para ver notícias
Endereços do Judiciário Plantão Judiciário Ouvidoria



Notícias na Intranet
Busca: - Período: de / à /
07:53:00 - terça-feira, 17 de maio de 2022
TJPE incentiva sustentabilidade no Dia Internacional da Reciclagem

Imagem: iStock
Dia Internacional da Reciclagem estimula a reflexão e promove ações sobre o tema

É comemorado, nesta terça-feira (17/5), o Dia Internacional da Reciclagem. A data, instituída pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) tem como finalidade estimular a reflexão e promover ações para encorajar o descarte correto de resíduos como forma de diminuir o excedente de lixo e promover práticas ambientalmente sustentáveis.

De acordo com a resolução de n. 400/2021, instituída pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a política de sustentabilidade deve ser também instituída no Poder Judiciário. Fazendo sua parte na conscientização e estímulo de boas práticas, o TJPE promove atualmente várias iniciativas para incentivo da sustentabilidade e reciclagem.

O setor encarregado do Plano de Lógica Sustentável (PLS), o Núcleo de Sustentabilidade (NUCs), implantou coletores de pilhas e baterias, papéis e papelão, óleo de fritura, material orgânico e outros resíduos em diversos prédios do Tribunal, buscando estimular práticas sustentáveis e facilitar ao cidadão dar destino aos seus resíduos corretamente. Atualmente, 27 prédios do TJPE têm pontos de coleta disponíveis, dentre os quais o Fórum Thomaz de Aquino; o Fórum Paula Batista; a Escola Judicial (Esmape) e o Palácio da Justiça.

A reciclagem nada mais é do que o processo no qual o material sólido é disposto nas condições corretas e sofre uma eventual mudança em seu estado físico-químico para tornar a servir como matéria-prima a ser utilizada na fabricação de novo produto. Diante da industrialização acelerada e do excedente de lixo, tornando-se um problema ambiental cada vez mais preocupante, dar nova vida útil ao que é jogado fora é uma das estratégias mais eficazes de práticas ecologicamente sustentáveis.

O Brasil atualmente ocupa o quarto lugar no ranking dos países que mais produzem lixo, perdendo apenas para os Estados Unidos (1º lugar); a China (2º) e a Índia (3º). Segundo pesquisa do Panorama dos Resíduos Sólidos de 2020, o país produz cerca de 80 milhões de toneladas por ano e o mesmo estudo indica ainda que cada brasileiro produz, diariamente, mais de 1,15 kg de lixo. Diante dessa enorme quantidade, apenas cerca de 1,28% desses dejetos são reciclados.

.......................................
Texto: Ana Luiza Castro | Ascom TJPE




» Enviar para um amigo     » Imprimir esta notícia     » Voltar
Diário Oficial


Ver em formato HTML
 Saiba como
Últimas Notícias

 

Notícias Internas é um link gerenciado pela Assessoria de Comunicação Social do Tribunal de Justiça de Pernambuco.