Home
Habilite JavaScript para ver notícias
Endereços do Judiciário Plantão Judiciário Ouvidoria



Notícias na Intranet
Busca: - Período: de / à /
13:46:00 - quarta-feira, 22 de setembro de 2021
Setembro Amarelo: SGP abre inscrições para evento online e tem projetos focados na gestão emocional

iStock
A Campanha Setembro Amarelo visa promover a conscientização sobre a prevenção ao suicídio, além de lembrar que a melhor forma de combate é falar sobre o assunto

Com a proposta de valorizar a vida e o enfrentamento ao suicídio que, muitas vezes é motivado pela depressão, no mês de setembro, diversas órgãos e entidades, profissionais e cidadãos participam da Campanha Setembro Amarelo. O objetivo é promover a conscientização sobre a prevenção ao suicídio, buscando alertar a população sobre a realidade dessa prática em todos os lugares do mundo e em todas as classes etárias e sociais e que, a melhor forma de se evitar essa situação é através de diálogos e discussões que abordam o problema.

Atenta à necessidade de discutir sobre o assunto e apresentar novas abordagens sobre a importância da saúde mental, a Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) através da Diretoria de Saúde (DS) vai realizar um evento online via plataforma Cisco Webex, no último dia do mês (30/9), no horário das 8h às 11h, voltado a todos os colaboradores do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). Durante o evento serão ministradas três palestras com os seguintes temas: "Impacto da COVID-19 sobre a saúde mental: o antes, o durante e o depois", com o psiquiatra Daniel Marques; "Pare! Respire, não pire. Técnicas de Relaxamento", com a psicóloga Adriana Monteiro; e "Setembro Amarelo: nós te convidamos à vida", com o psicólogo Pedro Gabriel. Os interessados em participar da ação devem se inscrever através do link https://bit.ly/3nYZvsv.

O psicólogo do TJPE, Pedro Gabriel, é um dos palestrantes do evento e explica o motivo da campanha, do seu nome e história. "Na Psicologia das Cores a cor amarela é frequentemente associada à vida e à alegria, mas a história nos conta que Setembro é Amarelo por uma outra razão. O mês de prevenção ao suicídio surgiu em uma pequena cidade do interior dos EUA, após um jovem antecipar o fim de sua existência usando pra isso o seu Mustang amarelo. O fato comoveu todo o país e multiplicou-se pelo mundo. Assim, ano a ano é renovado na forma de um convite a uma existência alegre e com experiências capazes de iluminar nossos dias. A campanha Setembro Amarelo trata-se de um convite não somente à sobrevivência, mas à alegria", comenta.

Sensível às necessidades emocionais dos colaboradores do Tribunal, especialmente nesse período de pandemia, a SGP também disponibilizou alguns projetos focados no bem-estar e na qualidade de vida. Um deles foi a criação de um E-book Bem-Estar no Teletrabalho, publicado no site da Diretoria de Desenvolvimento Humano (DDH). Apesar do retorno presencial estar sendo retomado paulatinamente e em formato de rodízio, o trabalho de magistrados e servidores passaram por grandes mudanças e desafios no último ano. Em razão disso, o E-book ganhou novos fascículos, sendo o último "Competências sociemocionais: convivendo melhor com as mudanças". Saiba mais aqui.

Outra ação disponível também com enfoque na gestão emocional, é o Momento Legal Online realizado semanalmente, nas terças e quintas, nos horários das 11h e 15h, pela Diretoria de Saúde. À frente dos encontros com duração de trinta minutos, está a psicóloga do Núcleo Saúde Legal, Adriana Monteiro, que é especialista em gerenciamento de estresse, e aborda temas como procrastinação, resiliência, relações tóxicas, estresse, empatia, mudança de hábitos, entre outros. Para participar é necessário baixar o aplicativo Cisco Webex Meeting, além de entrar no grupo do Whatsapp, criado exclusivamente para a divulgação do link dos encontros, pelo link https://chat.whatsapp.com/LvKzJtsLD260PpjyvhSeaZ.

Assim, aqueles colaboradores que se encontram deprimidos ou angustiados, sem vontade de viver, precisam buscar ajuda o mais rápido possível. Existem alternativas e os acompanhamentos médicos e psicológicos são as maneiras mais eficazes de tratamento. Em situações extremas, a dica é ligar 188 para o Centro de Valorização da Vida.

..................................................
Texto: Priscilla Marques | Ascom TJPE




» Enviar para um amigo     » Imprimir esta notícia     » Voltar
Diário Oficial


Ver em formato HTML
 Saiba como
Últimas Notícias

 

Notícias Internas é um link gerenciado pela Assessoria de Comunicação Social do Tribunal de Justiça de Pernambuco.